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domingo, 20 de junho de 2010

Filosofia da Mente

FILOSOFIA DA MENTE

Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?Romanos 9:20


Leibniz possui na história da filosofia da mente a melhor garantia de que a harmonia pré-estabelecida de que não há interação mente-corpo em sentido estrito, mas apenas uma não
relação causal de harmonia, paralelismo ou correspondência entre a mente e o corpo.


Certamente, a harmonia pré-estabelecida, é importante para uma boa compreensão da filosofia da mente de Leibniz, mas há muito mais para ser considerado boa. Em conexão com a harmonia pré-estabelecida, a opinião mais popular precisa ser refinada. Especialmente na medida em que sugere que Leibniz aceita o dualismo interacionista , que ele não faz.

De fato, Leibniz é famoso por suas críticas, não só ao materialismo, mas também de um tal dualismo. Se aceita que Leibniz, durante toda a sua maturidade, possuia uma visão idealista de que todas as substâncias são substâncias simples ou mônadas. É uma questão importante de interpretação que tem sido amplamente discutida nos últimos anos. Não devemos tentar resolver o problema aqui.

Em resumo, as contribuições de Leibniz são importantes para uma série de temas clássicos da filosofia da mente, incluindo o materialismo, o dualismo, o idealismo ea interação mente-corpo. Mas Leibniz tem muito a dizer sobre a filosofia da mente que vai muito além destes temas tradicionalmente importantes. Talvez surpreendentemente, o seu sistema, por vezes, contém idéias de relevância, mesmo para os debates contemporâneos nas ciências cognitivas. Mais geralmente, ele discute em profundidade a natureza da percepção e do pensamento-consciente e inconsciente-, e da motivação humana e lutando ou, como ele diria, ansiando.

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