Quem sou eu

Minha foto
Advogado, Economista, Professor Universitário e Músico. Não é confuso porque tem ordem!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pense bem!


Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8

Você nunca tentou pensar em alguma coisa, só para ter algo que dominasse seus pensamentos? Há um famoso experimento em que os investigadores disseram que o sujeito tenta não pensar em um urso branco e, em seguida, eles tinham que deixar escapar aquilo que veio em sua mente durante os próximos cinco minutos.
O que dominava os seus pensamentos? É isso aí. URSOS BRANCOS (que provavelmente você acabou de pensar em um agora).
Sugere-se que o mesmo acontece com nossos pensamentos negativos. Tentando não pensar esses pensamentos só vai torná-los como coelhos da caça.
O truque, ou diria melhor, o exercício, é o redirecionamento do pensamento.
E a maneira de dirigir o seu pensamento que está perguntando a si mesmo uma pergunta. A pergunta que começa em sua mente a leva em uma direção nova, sem suprimir o que você já está pensando. Pergunte a si mesmo uma pergunta.
A idéia é direcionar a sua mente, fazendo perguntas que colocam a sua atenção sobre coisas práticas, sobre sua realização, no futuro. Se você está preocupado, por exemplo, pergunte a si mesmo algo como isto: "Como posso me tornar mais forte e mais capaz de lidar com isso?" Ou "Posso me ocupar agora a trabalhar no meu objetivo - tão ocupado de forma que eu esqueça tudo sobre minhas preocupações? E se não, existe algum planejamento que eu possa fazer agora que vai me salvar mais tarde? "Ou simplesmente" Qual é o meu objetivo?”
Quando você se encontra pensando negativamente sobre algo "ruim" que aconteceu, pergunte-se "O que é bom sobre isso?" Ou "Como eu posso transformar isso em meu favor?" Ou "Qual o pressuposto do que eu fiz para que eu possa argumentar com ele?" Pense em uma boa pergunta. As perguntas vão melhorando conforme a pratica.
Quando você se decidir sobre uma questão a se perguntar, pergunte-a e continue a perguntar. Pondere-a. Amplie e aprofunde sobre ela. Deixe-a funcionar através de sua mente sempre que sua mente não possui outra nova. Voce vai virar a maré de seus pensamentos e trazê-los a um novo estado de espírito, porque você está pensando positivamente de forma positiva.

Um comentário:

  1. Como todo o artigo de filosofo, para mim, confuso!! rsrsrs

    Gosto da forma que inicia alguns de seus post's (com versículos)

    ResponderExcluir